A grande maioria dos donos de cães não conseguem ensinar seus cães a fazer as necessidades fisiológicas no local correto, hoje daremos algumas dicas para resolver esse problema.
Colocando esses métodos em prática e persistindo nos treinos será possível que você ensine seu cão a utilizar o “banheiro” da maneira correta.
Primeiro, precisamos saber quando ele irá fazer o xixi e cocô para conseguir recompensá-lo.
Para não ter que esperar de maneira aleatória a vontade do filhote de fazer as necessidades, podemos utilizar dos conhecimentos sobre a natureza desses animais.
Sabe-se que existem três grandes momentos onde o filhote terá vontade de fazer suas necessidades, e esses momentos são:
– Após as refeições.
– Após as brincadeiras
– Assim que o cão acabar de acordar.
Então tudo que você precisa fazer é levar ele ao local determinado para “banheiro” após esses momentos, e esperar ele fazer as necessidades para então premiá-lo.
Nesse primeiro passo, sugerimos que você utilize de ração ou petiscos para premiar seu cão sempre que ele acertar o alvo.
Quanto mais sucesso um comportamento alcança, mais e mais um cão tende a repeti-lo e com educação sanitária não é o contrário.
Sugerimos persistência durante todo o treino, nada de punir o cão quando ele errar, e sempre premie quando ele alcança o objetivo.
Além disso, existem algumas dicas que podem auxiliar:
1 – O local destinado para ser o “banheiro” deve ter uma textura diferente do resto da casa, para ficar mais didático. Por isso o uso de tapetes higiênicos, jornais e etc.
2 – O “banheiro” deve ser distante das regiões onde o cão come, bebe e dorme.
3 – Evitar o acúmulo de fezes e urina no “banheiro”, pois isso pode inibir o cão de usá-lo.
4 – Escolher adequadamente o número de “banheiros” para o cão. Em casas muito grandes é recomendável que tenha mais de um, mas não é preciso colocar um por cômodo da casa.
5 – Ter uma rotina de atividades físicas definida para que o metabolismo do cão se adeque da melhor maneira possível.
6 – Não permitir que nossos cães tenham tempo livre, sem supervisão, até ter aprendido completamente o uso do banheiro, assim você diminui a chance dele errar acidentalmente.
Com essas dicas é possível ensinar um filhote ou adulto a realizar as necessidades fisiológicas no local correto.
Bons treinos.


